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AP tem os menores índices do país de crianças na escola e educação integral

Amapá apresenta o pior desempenho entre os estados país em 3 das 20 metas estipuladas pelo Plano Nacional de Educação. Falta de creches e escolas de educação integral prejudicam indicadores.

o Amapá ocupa os menores indicadores do Brasil na oferta de vagas em creches e pré-escolas e da implantação da educação de tempo integral. A constatação foi do relatório do 2º clcio de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação, feito pelo Governo Federal.

A proposta aprovada e lançada em 2014 prevê atingir índices satisfatórios até 2024 em itens como combate ao analfabetismo e oferta de escolas públicas para as faixas etárias em formação. No país inteiro, das 20 metas instituídas, somente uma foi alcançada até o momento.

As proposições centrais são subdivididas em objetivos intermediários, cada uma com um prazo previsto. O Amapá tem o pior desempenho entre os estados em três metas, sendo que o percentual mínimo de cobertura não foi atingido em nenhum deles.

Poucas vagas para crianças

Na oferta de educação para crianças em creches e pré escolas – atribuição dos municípios – o estado atende 12,8% da população de 0 a 3 anos e 76,3% dos amapaenses de 4 a 5 anos.

A deficiência na oferta de creches é um problema que atinge várias cidades do Amapá, inclusive a capital, que concentra 80% da população do estado e tem menos vagas do que cidades do interior.

Apesar de ter 116 alunos com menos de quatro anos matriculados, Macapá não tem nenhuma creche pública e com a primeira prevista para ser inaugurada em 2019. Dos dez prédios foram planejados e anunciados pela prefeitura, somente cinco deverão ser construídos.

“O atendimento do maior número possível de crianças é de interesse público e, desta forma, elaborou um planejamento de construção, reformas e ampliações de escolas para que os números atuais melhorem a cada ano”, justificou em nota a Secretaria de Educação de Macapá.

Em comparação com outros estados, nas vagas para crianças de 0 a 3 anos, o Amapá está em último lugar ao lado do Amazonas e seguido pelo Pará (15,3%). O maior índice é de Santa Catarina (46,4%).

Na faixa de 4 a 5 anos a cobertura do estado (76,3%) é seguida pelo Acre (77,7%) e Distrito Federal (81,7%). O maiores índices do pais estão no Piauí (99,2%) e no Maranhão (97%).

Educação em tempo integral

Segundo o PNE, os estados devem oferecer até 2024 o ensino integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas e atender pelo menos 25% dos estudantes da educação básica. No Amapá, a cobertura é de 4%, enquanto o país alcançou 17,4% dos alunos.

No estado, o Governo iniciou a educação integral em 2017 em oito das quase 400 escolas estaduais, sendo cinco em Macapá e três em Santana. Atualmente são mais de 2 mil alunos atendidos.

O núcleo que coordena a modalidade de ensino na Secretaria de Estado da Educação (Seed) planeja a ampliação das unidades que ofertam o tempo integral, mas locais e datas não foram definidos.

Fonte: g1.globo.com

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