quarta-feira , junho 19 2019
A L Ô . D I Z :
Você está aqui: Capa / Animal Pensante / Carteira de Identificação Estudantil / Meia Entrada

Carteira de Identificação Estudantil / Meia Entrada

macaco

“Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, cidade ou bairro, acontece comigo. Então, eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida.”

Herbert de Souza (Betinho)

 

 

Olá pessoal, depois de explicar a importância e como se cria um grêmio estudantil. Vamos tratar de entender o que é, como funciona e o mais importante, quem pode e faz essas carteirinhas.

cart

A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados.

O que é? A Carteira de Identificação Estudantil é o documento que reconhece os alunos matriculados em estabelecimentos credenciados pelo MEC. Garante o pagamento de meia-entrada em shows, salas de cinema, eventos culturais e esportivos em geral. Também concedem descontos em alguns estabelecimentos comerciais variados, de lojas de informática a clínicas médicas e agências de turismo, dentre outros.

*A carteirinha fornecida pelas escolas, como vem acorrendo em vilhena-RO, não tem a validade e os mesmos objetivos que as carteiras de estudante que estamos falando. Essas feitas pelas escolas servem para identificar o aluno de determinada escola, para sua entrada e saída da mesma.

Onde deve ser feita? A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser solicitada através do site da UNE www.une.org.br munidos da cópia do RG, CPF, e comprovante de matrícula de 2013. Também pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e suas milhares de entidades filiadas (grêmios).

Quando deve ser feita? Todos os anos. Ela é renovada anualmente. A carteira fica pronta em até sete dias úteis. A deste ano será valida até março de 2014.

Quem pode tirar? Todos os estudantes, porém, Não podem solicitar a carteira os estudantes de cursos não reconhecidos pelo MEC, como cursos de informática, de idiomas e especializações de curta duração.

Quanto custa? O preço foi unificado em todo o país com validade no Brasil e no exterior, custa R$ 20.

Atenção: Cuidado com os picaretas de plantão. Faça você a sua!

Autora: Tuannhy Rozeira Haverroth com informações da UNE.

Pag. 06 /Alô Estudantil, edição 62.

Sobre tuannhy

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top