quarta-feira , agosto 21 2019
A L Ô . D I Z :
Você está aqui: Capa / Animal Pensante / Coluna Animal Pensante – Grêmio Estudantil

Coluna Animal Pensante – Grêmio Estudantil

“Alguém precisa começar”… Se alguém já começou, alguém precisa continuar…

E esse alguém é você!”

macacoOlá pessoal, depois de um delicioso, feriadão de páscoa voltamos a nossas atividades.

Abril mês que de fato abre o ano, então vamos aproveitar e abrir nossas cabeças e colocá-las para pensar.

Continuaremos a falar do movimento estudantil, especificamente sobre o grêmio estudantil.

Por definição grêmio estudantil é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. O grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes na escola. Atuando nele, você defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na prática. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.

Durante a ditadura militar no Brasil o movimento estudantil foi considerado ilegal e proibido qualquer articulação dessa espécie nas escolas. A porta da democracia foi aberta outra vez em novembro de 1985 quando foi sancionada a Lei do Grêmio Livre através do projeto 7938, do deputado federal Aldo Arantes, ex-presidente da UNE.

O texto diz: “Aos estudantes de estabelecimento de ensino de 1° e 2° graus fica assegurada a organização de Grêmios Estudantis como entidades autônomas representativas dos interesses dos estudantes secundaristas, com finalidades educacionais, culturais, cívicas, desportivas e sociais”.

Como vocês puderam ver o grêmio é um direito adquirido de todos os alunos, com embasamento legal. Então agora que vocês conhecem o que é um grêmio e o que ele representa, procurem saber se existe um na sua escola, se está funcionando, e se tem um estatuto. Na próxima edição direi os passos para criar um grêmio.

Lembrando que se tiverem dúvidas, perguntas ou sugestões nos enviem para o e-mail aloestudantil@gmail.com

Tuannhy Rozeira Haverroth

Pag. 06 /Alô Estudantil, edição 60.

Sobre tuannhy

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top