sábado , outubro 19 2019
A L Ô . D I Z :
Você está aqui: Capa / Destaques / Conselheiros tutelares já podem se inscrever para Escola

Conselheiros tutelares já podem se inscrever para Escola

Conselheiros tutelares e de direitos que desejarem participar da primeira edição do curso a ser ministrado pela Escola de Conselhos em Rondônia já podem fazer inscrições pela página do Instituto Federal de Educação (IFRO) na internet (www.ifro.edu.br). Mais de 300 pessoas que ocupam esses cargos em todo o Estado serão capacitadas no período de 16 meses, fortalecendo a rede de promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente em Rondônia.

“Esta é uma ação social de grande vulto que resultará no melhor atendimento de meninos e meninas que estejam sofrendo algum tipo de violação”, afirmou o Subprocurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Rondônia, Cláudio José de Barros Silveira, ao participar da reunião de apresentação do projeto Escola de Conselhos, nesta terça-feira (5), na sede do MPRO em Porto Velho.

 

Uma política desenvolvida pela Secretaria de Direitos Humanos em todo o país, a Escola de Conselhos está sendo implementada em Rondônia pelo IFRO, em parceria com o Ministério Público, Estado e Associação dos Conselheiros Tutelares de Rondônia (Actron).

 

Presente ao ato de apresentação do projeto, o Reitor Substituto do IFRO, Jackson Nunes, ressaltou o empenho dos profissionais do Instituto na formulação do projeto da escola, cujas aulas iniciam em 27 de fevereiro. A capacitação, que contemplará os 52 municípios, será estruturada em seis módulos, perfazendo um total de 160 horas. As aulas serão ministradas nos polos de Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.

 

Juntamente com a equipe técnica do IFRO, o reitor detalhou todo o planejamento geral do curso a ser ministrado pela Escola de Conselhos, desde a grade curricular ao cronograma de aulas da capacitação, constituída na modalidade de formação inicial e continuada. “Estamos certos de que os conselheiros poderão executar seu papel com mais clareza depois desse curso”, afirmou.

 

Para a presidente da Associação de Conselheiros Tutelares de Rondônia (Actron), Rose Silva, a implementação em Rondônia de uma iniciativa que já existe em 18 estados brasileiros é digna de comemoração. “Um conselheiro tutelar atua diretamente com famílias. Essa capacitação é um sonho de todos aqueles que trabalham na área”, disse.

 

Municípios

 

A capacitação de conselheiros tutelares dos 52 municípios de Rondônia será uma realidade possível a partir de parcerias que estão sendo firmadas com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), e Municípios. O presidente da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom), Vitorino Cherque, endossou o apoio da entidade junto aos Municípios para o custeio de deslocamento e hospedagem dos conselheiros nos polos onde as aulas forem ministradas. Também presente, o titular da Seas, Márcio Félix, prometeu empenho por parte do Estado em auxiliar os alunos.

Edital

Ainda durante o ato de lançamento da Escola de Conselhos, a Pró-Reitora de Extensão do IFRO, Marilise Esteves, lembrou que o Edital de Seleção e eventual contratação temporária de Capacitadores e Auxiliares de Núcleo para atuação no Curso de Formação Inicial e Continuada da Escola de Conselhos foi publicado nesta terça-feira (5). As inscrições vão até 13 de fevereiro através do e-mail proex@ifro.edu.br.

 

A seleção será realizada por meio da análise documental. Todos os cargos exigem curso superior nas áreas de Ciências Sociais, Serviço Social, Pedagogia, Antropologia, Psicologia, Sociologia e Direito. Para acessar o edital e os anexos com todas as informações basta clicar no banner Editais de Extensão, disponível na página www.ifro.edu.br.

 

Fonte: Assessoria

Sobre admin

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top