quarta-feira , agosto 21 2019
A L Ô . D I Z :
Você está aqui: Capa / Animal Pensante / Educação política nas escolas

Educação política nas escolas

”Escolas precisam oferecer formação política”, diz especialista.

cienciapoliticanaescolabasicablogOlá pessoal hoje trouxe para nossa coluna quinzenal um assunto muito discutido atualmente, que é a integração de uma  disciplina de Política e cidadania nas escolas. Passamos 10 anos na escola se preparando para o futuro, a vida adulta, porém saímos sem qualquer noção de um direito que praticaremos por pelo menos 52 anos, dos 18 aos 70.

É Imprescindível e fundamental que nossos jovens e alunos aprendam o que ser cidadãos, saiba como funciona o Estado, os poderes, as eleições. Além de noções básicas e fundamentais de Cidadania e conhecimento político: como escolher os seus representantes, respeitar as coisas públicas, em suma saber de sua importância no contexto da formação de uma sociedade mais responsável com o destino do País.

A Educação política vai além de entender o processo democrático, conhecer as atribuições dos representantes eleitos e acompanhar suas ações. Mas o principal é a informação. Alguém que não tem informação não pode ter critério de avaliação. Nós pedimos que as pessoas votem com consciência, e ter consciência significa ter ciência, ter saber, conhecer.  Para Celina Marrone, coordenadora do Movimento Voto Consciente, Educação política é, sobretudo, uma forma de o cidadão garantir sua liberdade de escolha. “A liberdade está ligada ao conhecimento, à capacidade de interpretar e de avaliar”, afirma.

O Brasil precisa que o seu povo tenham consciência do que vem a ser Cidadania Responsável. A Educação Política, suprapartidária, precisa desembarcar com urgência nas ESCOLAS do Brasil.

Acessem http://www.politicanaescolabasica.blogspot.com.br/ , e veja mais sobre o projeto de lei de iniciativa popular, de 2012, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino de Ciências Políticas na educação básica.

Vamos levantar essa bandeira! Vote no abaixo assinado, participe!

 

Tuannhy Rozeira Haverroth

 

Pag. 06 /Alô Estudantil, edição 63.

Sobre tuannhy

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top