quarta-feira , junho 19 2019
A L Ô . D I Z :
Você está aqui: Capa / Destaques / Escola Estadual junto com associação de moradores realiza projeto de Educação Solidaria a nove anos

Escola Estadual junto com associação de moradores realiza projeto de Educação Solidaria a nove anos

capa 01

Há nove anos a Associação de Moradores dos Setores Oito e Nove realiza um projeto digno de destaque, Educação Solidária “A Caminho da Universidade”, é um projeto de preparação de jovens e adultos para ingressar em uma faculdade. 

A idéia surgiu do Presidente da Associação de moradores José Moreira Lima em 2002, juntamente com a Professora universitária Maria Cídaria, que hoje se encontra no Rio de Janeiro. Porém o projeto só teve inicio em 2004, na Escola Genival Nunes da Costa, tendo como o primeiro parceiro a Associação Comercial e Empresarial de Vilhena (ACIV).

Hoje o projeto é realizado na Escola Estadual Maria Arlete Toledo e conta com muitos voluntários, são ao todo oito professores, de diferentes áreas que atuam desde escolas publicas á particulares, e coordenadores da comunidade. O projeto abril duas turmas iniciadas em Abril deste ano, uma atende cerca de 60 Jovens, que tem entre 15 á 17 anos, financiados pelo fundo municipal do direito da criança e adolescente (FMDCA), e 45 Adultos, de 18 anos á cima.

capa2O curso é para alunos que estão cursando o Terceiro ano do Ensino Médio nos períodos da tarde e da manhã, e também para adultos que queiram ingressar em uma faculdade através do Vestibular, ou do ENEM. As aulas são no período noturno das 19h:00 ás 22:00 Horas.

O curso além das aulas referentes às matérias escolares que caem no ENEM como Redação, Química, Física, Matemática e outras, também são realizadas Palestras. Este ano o Juiz da Comarca de Vilhena Dr. Vinicius Bovo, fará uma palestra em agosto, e toda a comunidade escolar poderá participar. Ao final do curso, que será uma semana antes do ENEM, os alunos passaram por testes Vocacionais, acompanhados por uma psicóloga. Todo o Projeto tem o acompanhamento de uma Assistente Social e uma Psicóloga.

O Alô Entrevistou o responsável pelo projeto José Moreira Lima, conhecido por “Lima”, Presidente da associação de moradores á 12 anos e há Nove anos vem realizando o projeto, ele conta satisfeito que ao longo dos nove anos já passaram aproximadamente 750 alunos em sala de aula sendo 363 aprovados em universidades, um índice de 46 a 47% de aprovação. O que foi comprovado pela unir de Vilhena que tem 86 dos alunos cursando a faculdade, em diversas áreas como Engenharia Florestal, Direito, Pedagogia e muitos outros.

Lima, ainda nos revelou seus Projetos Futuros para Vilhena e para a Comunidade. Contando com mais colaboradores, pretende estender o projeto a outras escolas e localidades. A visão hoje é o projeto “Esporte Solidário”, que atendera meninas de 9 a 12 anos, com futebol de campo, futsal e vôlei, que será realizado no Ginásio “Geraldão”, no período da tarde.
Para participar dos projetos realizados pela Associação os interessados devem procurar a Escola Estadual Maria Arlete Toledo para se inscrever.

Todo o curso desde a participação, materiais escolares, camisetas, a Festa de Formatura, entrega de Certificado, é Gratuito, vive de Doações, parcerias e Convênios. Todo o projeto é financiado pelo Governo do Estado de Rondônia da emenda parlamentar do Deputado Zequinha Araújo.
Redação

 Alô Estudantil edição impressa 65 – pag. 05

Sobre Redação

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top