sábado , setembro 21 2019
A L Ô . D I Z :
Você está aqui: Capa / Destaques / IFRO Porto Velho entrega certificados para internos do DEPEN

IFRO Porto Velho entrega certificados para internos do DEPEN

IFRO entrega certificados para internos do DEPEN

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio do Câmpus Porto Velho Zona Norte, entregou, no início desta semana, os certificados para os apenados do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) em Porto Velho.

Eles participaram do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Capacitação em Língua Portuguesa. A oferta do curso só foi possível depois do Termo de Cooperação realizado entre o IFRO e o DEPEN que prevê a qualificação de servidores e internos das unidades dos presídios federais no País.

Além do Diretor-Geral do Câmpus, Miguel Fabrício Zamberlan, e do Diretor do DEPEN, Francisco José Martins da Silva, estiveram presentes na entrega dos certificados a Professora Ruth Viana Silva e as servidoras da Pró-Reitoria de Extensão, Fernanda Oliveira Góes e Ândrea Francischini Leal. Inicialmente, o IFRO/Câmpus Porto Velho Zona Norte ofertou o curso de Capacitação em Língua Portuguesa para 54 detentos do DEPEN – Porto Velho/RO. Os servidores do DEPEN também já iniciaram o curso de Língua Portuguesa e, em seguida, irão receber os cursos de inglês e administração pública. Em breve, os cursos FICs serão realizados e distribuídos para as demais unidades do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) do Brasil.

De acordo com o Diretor-Geral do Câmpus Porto Velho Zona Norte, Miguel Zamberlan, a iniciativa visa proporcionar qualificação aos servidores e internos das unidades federais. “A parceria visa garantir qualificação aos profissionais (servidores) e detentos, através de dinâmicas educacionais que estimulam o conhecimento”, comenta o Diretor.

A Chefe de Departamento de Extensão do Câmpus Porto Velho Zona Norte, Ruth Viana, revela que a grade de estudo foi distribuída em três módulos, com cinco aulas cada, sendo que os alunos realizaram uma atividade e uma avaliação ao final de cada módulo.

A professora afirma que “esta ação faz parte dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) desenvolvido pelo Instituto Federal de Rondônia e visa ofertar qualificação, objetivando o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social”, explana Ruth Viana.

Segundo a Chefe da Divisão de Reabilitação da Penitenciária Federal de Porto Velho, a assistente social Silvia Pontes, “a parceria é muito importante, pois além de garantir a qualificação com certificado do Instituto Federal, a ação contribui com a melhoria da autoestima e da saúde mental do detento que fica isolado na maior parte do tempo”, comenta.

Silvia Pontes afirma ainda que a cada 12 horas de estudo, o interno reduz um dia de pena. “Em 2011, a Lei 12.433 previu a redução de pena, que já ocorria com o trabalho e ampliou também para quem estuda. Nesta, está incluso o ensino fundamental, médio, profissionalizante, superior ou ainda curso de requalificação profissional”, afirma Silvia Pontes.

As aulas foram desenvolvidas e gravadas pela professora Ruth Viana e pelo professor José Famir Pontes, do Câmpus Porto Velho Calama, que foram disponibilizadas em DVD para o DEPEN. Destaca-se que os alunos estão cadastrados no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) como alunos do curso de formação inicial e continuada.

Fonte: Assessoria

 

Sobre Redação

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top