sábado , setembro 21 2019
A L Ô . D I Z :
Você está aqui: Capa / Comunicados / IMPLANTAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES

IMPLANTAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES

comunicadoPara efetivação da Gestão Democrática na forma colegiada, as Escolas da Rede Municipal de Vilhena, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação – SEMED, estão trabalhando na implantação dos Conselhos Escolares como principal instância de deliberação coletiva nas Unidades de Ensino.

As eleições para membro dos Conselhos estão previstas para o dia 29 de novembro do corrente ano. Assim é importante que os pais de alunos e a comunidade em geral procurem as escolas municipais para aderirem à iniciativa. Em caso de dúvidas, estarão disponíveis informações nas próprias escolas e na SEMED através do telefone: (69) 3919 7000.

Os Conselhos Escolares são órgãos colegiados composto por representantes de todos os segmentos que integram a comunidade escolar: funcionários e professores da escola, pais ou responsáveis, alunos e outros membros da comunidade interessados no processo democratização das relações no interior da escola e na participação efetiva nos processos decisórios da gestão escolar.

O Conselho agrega as funções consultiva, deliberativa, mobilizadora, executora e fiscalizadora das questões pedagógicas, administrativas e financeiras, ou seja, ele mobiliza, opina, decide e acompanha as ações em âmbito escolar, exercendo o controle social da educação. Ele existe para trazer todos os interessados para discussão e eliminar a centralização das decisões, transformando a escola em um ambiente mais democrático e transparente.

Sua atuação vai desde estabelecer metas e planos educacionais até aprovar o projeto pedagógico da escola, o calendário escolar, regimento e outros documentos internos. Também cuida da situação financeira da escola, definindo modo de aplicação de recursos e normas para a prestação de contas.

Além disso, o Conselho advoga um estreitamento da relação escola-família, o que estimula a participação dos pais ou responsáveis na vida escolar dos filhos. Por isso é de suma relevância que a comunidade se empenhe para colaborar com as escolas nessa importante tarefa.

José Carlos Arrigo

Secretário Municipal de Educação

Fonte: Assessoria

Sobre tuannhy

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top