sábado , outubro 21 2017
A L Ô . D I Z :
Você está aqui: Capa / Animal Pensante / Jovem: portador e sujeito de direitos

Jovem: portador e sujeito de direitos

 

juventude

 “Juventude é apenas uma palavra”. Pierre Bordieu

De uns tempos para cá, o conceito de juventude foi mudando, porque também a visão sobre os jovens foi se transformando. Dá para perceber os jovens não apenas como uma situação de vida, mas como também um grupo que se organiza a partir de características culturais e sociológicas próprias.

Nós temos exigências que nos são feitas justamente pela condição de ser jovem. Então a sociedade espera e exige determinadas coisas do jovem, e nós temos que tentar dar respostas a elas. Conforme a percepção de ser jovem vai avançando, ele começa a perceber que, assim como a demanda social vem trazendo exigências, ela também tem que suprir uma série de necessidades que essa juventude possui. E das necessidades nascem os direitos.

O Conselho Nacional de Juventude, é um órgão do governo federal que pretende acolher os projetos, as políticas públicas que são feitas para este grupo social específico. Então, órgãos do governo e da sociedade civil unem-se para discutir e apontar diretrizes de trabalho das políticas públicas para a juventude do Brasil.

Antes de ser um projeto, é uma concepção, uma forma de entender a juventude, de entender o papel que a juventude tem no Brasil e qual a função que o estado, a sociedade e a própria igreja têm para com os jovens. É a gente entender que ser jovem é ser portador de direitos. Mas é também entender que falar dos direitos dos jovens é falar dos direitos humanos.

O projeto da Pastoral da Juventude do Brasil, chamado A juventude quer viver, traz essa discussão: como é que a gente, enquanto jovem, que desenvolve trabalhos com outros jovens, entende os nossos direitos e a nossa ação em relação aos direitos que são inerentes a todos os seres humanos? Esse conceito é que está na base dos projetos.

 

 Jonas Camargo estudante de História da UFRGS

Pag. 06 /Alô Estudantil, edição 64

Sobre Rhanny

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top