sábado , agosto 24 2019
A L Ô . D I Z :
Você está aqui: Capa / Destaques / Planejando a Dissertação II

Planejando a Dissertação II

jucelia

Depois de algum tempo sem o alô nas escolas por conta da greve voltamos à ativa com a segunda parte sobre Dissertação.

Planejando a Dissertação II

A dissertação é a exposição de uma ideia, discussão ou interpretação de um conteúdo. Sendo assim, o domínio do tema é fundamental para um bom discurso, caso contrário, teremos novas pérolas para “enriquecer” as piadas sobre vestibular. Para isso, é imprescindível que o candidato leia, leia, leia e leia.

Deve estar atualizado com o que acontece no mundo, no seu país, no seu estado. Leia jornais, revistas, assista noticiários, busque informações. Nenhuma técnica de redação será suficiente se você não dominar o tema em pauta.

Veja a seguir tipo de roteiro. Siga os passos:
1) Interrogue o tema;
2) Responda-o de acordo com a sua opinião;
3) Apresente um argumento básico;
4) Apresente argumentos auxiliares;
5) Apresente um fato-exemplo;
6) Conclua.

Vamos supor que o tema de redação proposto seja: Nenhum homem vive sozinho. Tente seguir o roteiro:

1. Transforme o tema em uma pergunta: Nenhum homem vive sozinho?

2. Procure responder essa pergunta, de um modo simples e claro, concordando ou discordando (ou concordando em parte e discordando em parte): essa resposta é o seu ponto de vista.

3. Pergunte a você mesmo, o porquê de sua resposta, uma causa, um motivo, uma razão para justificar sua posição: aí estará o seu argumento principal.

4. Agora, procure descobrir outros motivos que ajudem a defender o seu ponto de vista, a fundamentar sua posição. Estes serão os argumentos auxiliares.

5. Em seguida, procure algum fato que sirva de exemplo para reforçar a sua posição. Este fato-exemplo pode vir de sua memória visual, das coisas que você ouviu, do que você leu. Pode ser um fato da vida política, econômica, social. Pode ser um fato histórico. Ele precisa ser bastante expressivo e coerente com o seu ponto de vista.

6. A partir desses elementos, você terá o rascunho de sua redação.

Na redação do Enem seu texto tem que ser redigido em prosa contendo uma proposta de intervenção este é um diferencial específico da redação do Enem.

Até a próxima.

Jucélia Rozeira Rocha professora de Língua Portuguesa

Pag. 04 /Alô Estudantil, edição 65

Sobre Redação

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top