quinta-feira , junho 20 2019
A L Ô . D I Z :
Você está aqui: Capa / Destaques / Rondônia é ouro no judô nos Jogos Escolares da Juventude em João Pessoa

Rondônia é ouro no judô nos Jogos Escolares da Juventude em João Pessoa

É de ouro a primeira medalha conquistada por Rondônia nas modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), etapa nacional Juvenil (15 a 17 anos), em João Pessoa (PB). Esse pódio classificou a judoca Amanda Arraes para representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos, em dezembro, na Colômbia. Competição segue na Paraíba até o próximo dia 19 com as modalidades coletivas.

“Estou muito feliz. Muito realizada. Preparem a bandeira porque ano que vem vou subir no pódio de novo”, disse a atleta, da categoria ligeiro (menos de 44 quilos), fazendo referência aos dois anos que ainda tem para representar Rondônia nos Jogos Escolares da Juventude.

amanda-arraes-podio-foto-cob-570x374

Judoca Amanda Arraes ganhou o ouro e foi classificada para os Jogos Sul-Americanos

Para subir no alto do pódio, Amanda Arraes enfrentou adversárias de Alagoas, na classificação; do Mato Grosso do Sul, nas oitavas de final; do Rio Grande do Sul, nas quartas de final; e de Pernambuco, na fase semifinal. A final Amanda Arraes venceu a representante do Pará, Ana Pinto.

Amanda Arraes pratica judô há seis anos e já carrega na bagagem outras medalhas. “É uma menina de ouro mesmo”, comemorou o técnico professor Nunes, elencando as vitórias da atleta com as medalhas de bronze na fase nacional infantil (12 a 14 anos), consecutivamente em 2014 e 2015 nos jogos em Londrina (PR). “Na estreia dela nos Jogos Escolares, em 2013, ela ficou em 5°lugar”, lembrou o técnico.

A atleta é filha de pais separados. A mãe é diarista e o padrasto está desempregado. O único irmão mora com o pai em outro estado. Ela é estudante da Escola Estadual Clodoaldo Nunes de Almeida, de Cacoal. “As lutas não foram fáceis, mas consegui a vitória. Nunca pensei em desistir”, disse Amanda, depois de receber a medalha de ouro da judoca Rafaela Silva, na cerimônia de premiação ocorrida no Centro de Convivência dos Jogos Escolares.

As modalidades individuais encerraram participação nos Jogos Escolares no domingo (13). O Time Rondônia chegou perto de outras três medalhas, uma no salto em altura do atletismo e outras duas na natação. “Participamos de três finais e ficamos com dois quartos lugares”, declarou o técnico da natação professor Paulo Siqueira.

No ciclismo o melhor resultado ficou no masculino com a sétima colocação no geral. “Notamos que os equipamentos dos adversários são bem superiores aos nossos, mas estamos satisfeitos com os resultados nos Jogos”, disse o técnico Fredson Martins, de Guajará-Mirim.

A ginástica rítmica subiu sete lugares no ranking nacional em João Pessoa. “Saímos do último lugar (23° em 2015) com apenas duas atletas. Em 2017, Rondônia sobre para a segunda divisão ocupando a sexta colocação geral”, informou a técnica Juscimara Campos.

Rondônia foi representada nas modalidades de atletismo, ciclismo, xadrez, tênis de mesa, ginástica rítmica, judô, natação e vôlei de praia.

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom – Governo de Rondônia

Sobre Redação

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top