terça-feira , agosto 22 2017
A L Ô . D I Z :
Você está aqui: Capa / Colunas / Secretária de Educação diz que governador começa o ano letivo cumprindo promessas

Secretária de Educação diz que governador começa o ano letivo cumprindo promessas

Em seu pronunciamento na cerimônia de abertura do ano letivo de 2013, a secretária de Estado da Educação (Seduc), Isabel Luz, disse que as aulas na rede estadual começaram com o governador Confúcio Moura cumprindo mais uma promessa para a Educação. Ela se referia ao compromisso de disponibilizar notebooks a professores de escolas estaduais que ofertam educação em tempo integral.

Durante o evento, realizado na manhã desta segunda-feira (4) na Escola Estadual Marcos Bispo da Silva em Ji-Paraná, o governador e a secretária fizeram a entrega simbólica de um notebook à diretora da Escola Sílvio Micheluzzi, Terezinha Vieira de Carvalho, que estava acompanhada da professora Tereza Cristina.

Ainda na abertura oficial do ano letivo, o cacique Pedro Arara, da aldeia Pay Gap, acompanhado da coordenadora do Núcleo de Educação Escolar Indígena da CRE de Ji-Paraná, Sara Dalva de Oliveira Santiago, e do coordenador regional de educação (CRE) de Ji-Paraná, José Antônio de Medeiros Neto, recebeu as chaves de uma caminhonete Mitsubishi L-200 Triton Savana.

“Além dessa caminhonete, o Governo do Estado comprou mais cinco, também para atender a educação escolar indígena nos municípios de Alta Floresta d’Oeste, Espigão d’Oeste, Extrema, Pimenta Bueno e Porto Velho”, anunciou Isabel. O valor total do investimento para a compra dos veículos foi de R$ 723,9 mil. “Tudo com recurso próprio do Governo do Estado de Rondônia”, disse a secretária.

O governador Confúcio Moura destacou a necessidade de o Estado avançar ainda mais na qualidade da Educação. “Subimos um pouco as notas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), mas ainda não estamos muito bem, comparando com o que há de melhor pelo mundo.” E falou da possibilidade de criar um prêmio para a inovação nas escolas. “Temos que recompensar quem está fazendo alguma coisa pela melhoria do ensino.”

Confúcio também pediu mais engajamento de todos em prol da Educação. “Vamos buscar os meninos e meninas que estão faltando às aulas e fazer todo o esforço para não reprovar tanto. Isso causa um grande trauma na vida dessas crianças. Não estou pedindo para aprová-los sem o conhecimento necessário para avançar a série. O que quero é que seja dada atenção especial aos alunos com mais dificuldade de aprendizagem, intensificando as aulas de reforço, por exemplo.”

Evocando o tema desse ano letivo, Isabel Luz disse que “Educação de Cara Nova” só se constrói com parcerias entre governo, técnicos, educadores, gestores, instituições privadas e comunidade escolar. A secretária também pontuou alguns dos projetos concluídos e em andamento na Seduc. Entre eles, as 30 obras que estão em execução nos quatro cantos do Estado; a criação do Sistema de Avaliação da Educação em Rondônia (Saero); os novos Parâmetros Curriculares do Estado; a aquisição de materiais para a reforma do sistema elétrico das escolas e a compra de aparelhos de ar-condicionado para a climatização das escolas.

E assim como fez em várias reuniões com gestores escolares, a secretária Isabel Luz, anunciou que o Governo do Estado está empenhado em aprovar até março de 2013 a Lei do 14º salário, que é um sistema de bonificação para valorizar os melhores resultados. De acordo com a secretária, o pagamento do 14º salário será proporcional às metas alcançadas. “Os servidores de uma escola que cumprir 70% das metas estipuladas receberão 70% do valor. Quem cumprir todas as metas receberá seu 14º integral.”

“Pela primeira vez estamos tendo apoio e recursos para desenvolver projetos importantes como o Ensino Médio Inovador”, enfatizou a professora de Sociologia e Arte Joelma Ângela de Andrade, um dos presentes no evento. A estudante Carla da Silveira Silva, de 13 anos, aluna do 6º ano do ensino fundamental, disse que a Escola Marcos Bispo é a melhor entre as que ela estudou na cidade. “Gosto daqui. Está tudo muito limpinho e bem arrumado.”

Texto e fotos: Jovino Lobaz / Assessoria Seduc

Sobre admin

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top